signos

signo chinês | signo do zodíaco | data corrigida

tigre

leão

17/8 -16/9

coelho

virgem

17/9 -16/10

dragão

libra

17/10 -16/11

cobra

escorpião

17/11 -16/12

cavalo

sagitário

17/12 – 13/1

carneiro

capricórnio

14/1 – 12/2

macaco

aquário

13/2 – 14/3

galo

peixes

15/3 – 13/4

cão

áries

14/4 – 14/5

porco

touro

15/5 – 14/6

rato

gêmeos

15/6 – 16/7

boi

câncer

17/7 – 16/8


O ano no Brasil, Hemisfério Sul, começa em agosto, com a chegada da primavera, que tem seu auge energético em setembro, no signo do coelho.
Para o feng shui considera-se uma data que é o ponto médio entre os solstícios de verão e inverno.

Os signos são representados tanto pelas constelações do céu, como por animais da terra. É possível relacionar os signos do zodíaco com o ‘signo chinês’, mês a mês, embora o zodiacal seja solar e o chinês lunisolar. (Note que há uma discrepância nos dias que eles compreendem, como mostra a tabela acima.) As datas corrigidas se referem a correção pela precessão dos equinócios, o Sol nasce durante 1Era = 2160 anos em cada constelação, como na Era de Aquário.

O momento do nascimento é único e revela algo sobre nossa vida, quando se abre o mundo atual para esta nova vida que chega. Nascemos com características físicas determinadas: cor de pele, cabelo, olhos. Outras características menos visíveis, também nascemos com elas_ e assim como não basta descrever alguém pelas características físicas, para que se veja a pessoa exatamente como ela é, o mesmo acontece com as características invisíveis. As características compõem as pessoas, e não se deve esperar o contrário, construir alguém baseado em suas características, visíveis ou não.

Além disso, e mais importante, o feng shui traz informações que nos ajudam a perceber este invisível presente em nós mesmos. Cada um nasce com determinados signos e um número magnético, um rumo, ou matriz. Dependem estes do nascimento: em que estação (verão, outono, inverno, primavera) nascemos, qual o sexo, e do lugar na terra onde se deu o nascimento_ que pode ser conhecido através do mapa natal da pessoa. A hora, o dia, o mês e o ano são representados cada um por um signo e por elementos; o total de doze signos e cinco elementos fornece 60 combinações que se repetem ciclicamente. São oito matrizes, cada uma correspondendo a um sentido magnético. O conhecimento é um instrumento que precisa ser utilizado. Esta informação nos permite saber mais sobre as características invisíveis, e podem ajudar a resolver coisas na vida. O que o feng shui faz é considerar a casa também um ser, ou seja, também tem uma matriz. A matriz da casa depende do lugar onde ela está colocada, do seu alinhamento magnético e da geografia, basicamente. Como a casa vai ser construída, ou se já estiver construída, a planta da casa deve ser estudada.

O eixo da Terra, norte e sul magnéticos, são obtidos com a ajuda de uma bússola, o Sol e a posição das estrelas também são importantes para o nosso sistema de referência. O que diz o feng shui: que tanto o homem que vive sobre a terra, como suas construções, têm um centro e um eixo magnético. Estamos falando em como nos colocamos diante da vida? Do mundo, do tempo…

O feng shui é uma arte. O terapeuta que pode tratar o ser-casa, o ambiente, e contribuir para os que ali vivem. O feng shui ou Sopro Vital é uma arte terapia. Pode ajudar a resolver problemas nos mais diferentes âmbitos da vida. A meta quem traça é cada um. O terapeuta pode indicar o caminho. Mas você tem que colocar em prática.

Mairiporã, 24 de abril de 2004.

Cris Flaksbaum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s