o alinhamento

O Céu, a Terra, o Homem está no Centro
O céu do Hemisfério Norte é diferente do céu do Hemisfério Sul, algumas constelações são visíveis de “um lado” da Terra, do outro não. No Sul vemos o Cruzeiro do Sul. No Norte se distingue a “estrela polar” *.
Constelações estão no céu invisíveis durante o dia, ocultas pela luz do Sol.

O Equador divide a superfície terrestre em dois hemisférios: norte e sul. Funciona como um espelho. Ele é uma linha de equilíbrio magnético.

Os pólos Norte e Sul da Terra são regiões frias, enquanto o Equador concentra o calor. No hemisfério norte o calor está no sul e o frio ao norte, ao contrário do hemisfério sul onde o calor está ao norte, e o frio no sul, Antártida. Nos hemisférios da Terra também há diferenças na distribuição dos continentes e das águas. Para o estudo do feng shui é muito importante quando se fala de norte ou sul, pois se invertem o sentido da energia, como mostra o mapa das correntes_ e principalmente, as estações do ano. Quando é verão aqui, na época do Natal, no H. Norte é inverno. Adotamos alguns símbolos do Natal europeu (seja pelo fato do brasileiro ter uma forte miscigenação, descender de muitos outros povos, e ter representantes deles vivendo aqui, em paz) como é comemorado no frio, com pinheiros e ‘neve’, no entanto, aqui está apenas começando o verão.

O quadrado mágico, |matriz 3x 3| mostra que no norte o sentido da energia é horário (positivo) +360º e no sul é anti-horário (negativo) -360º. Equações e estudos atestam o fato, cientificamente, hoje em dia. O I Ching, compilado por Confúcio, é um oráculo que remonta a cerca de 5mil anos antes de Cristo, onde este ‘quadrado mágico’ apareceu para um lendário Imperador Chinês_ resta notar que existem dois quadrados mágicos, temos que fazer um esforço, nós que vivemos no H. Sul da Terra, para transformar este conhecimento de maneira a aplicar corretamente esta técnica milenar chinesa, o feng shui, aqui na nossa realidade.
> veja + em relógio-bússola e matrizes.

OBS.: é possível observar com facilidade o sentido da energia em cada hemisfério, observamos todo dia este fato, e não nos damos conta : pelo correr da água no ralo da pia, anti-horário no Brasil, em todo H. Sul e horário no H. Norte, sentido predominante das correntes nestes hemisférios. No equador onde há equilíbrio, corre em linha reta, não gira nem para um lado, nem para o outro.

As datas de equinócios e solstícios são parâmetros para medir o tempo desde que o homem se conhece como homem. Mudem calendários, costumes, o que for, o Sol é nossa estrela.

|Ano de 2007|Data de entrada das estações

Equinócios Solsticios
Setembro dia 23
09: 51 primavera
Dezembro dia 22
06: 08 verão
Março dia 21
00: 07 outono
Junho dia 21
18: 06 inverno

1ª Estação

O ano começa na primavera, por isto as entradas não coincidem também nos dois hemisférios. Primavera, de primeva, primeira estação.

HOMEM

O mapa do nascimento: a astrologia chinesa, pelo método dos 4 pilares, vai associar a hora, dia, mês e ano um signo e um elemento. Pelo Dia temos o ‘elemento natal’ que comanda a carta, e mais 3 animais, com seus elementos associados, correspondem aos pilares da hora, mês e ano. O signo do Ano é o mais conhecido quando se fala em astrologia chinesa. O signo do Mês é aquele a que estamos acostumados, astrologia judeu/caldaico/babilônica, corrente em nossos dias. O dia tem 24 horas, assim a cada duas horas corresponde um signo.

Para aqueles que nascem 8 de agosto, data em que entra o novo signo do ano, é preciso ver a hora em Pequim, e também para momentos de virada de signos(cúspides), seja hora, dia, mês ou ano. Considerar horário de verão e o lugar do nascimento, latitude e longitude. Quanto a hora, nem todos sabem exatamente quando nasceram. Além desta dificuldade, o que determina a hora do nascimento de uma pessoa? Fato é que se estabeleceu no mundo uma convenção, pela divisão em fuso-horário; a hora que aparece na certidão de nascimento em alguns casos precisa ser bem pensada quando se constroe a carta de uma pessoa. Nascer no mesmo momento na Terra, não significa nascer na mesma hora.

Feitos os cálculos, começa a interpretação.
A Astrologia se baseia portanto na astronomia, envolvendo cálculos e observações, ou seja, parte de seu conteúdo é quantitativo, e parte qualitativo, também baseado em estudos, observação e comparação, envolvendo mesmo estatísticas. As constelações e planetas, por exemplo, têm atributos ou qualidades explicadas pela mitologia. Assim cada signo tem seu regente, gêmeos e virgem têm Mercúrio(latim) ou Hermes(grego), que tanto se refere ao planeta, sua posição no sistema solar, como a seu significado. A entrada ou equinócio de Primavera, na Mitologia é Perséfone, filha de Deméter, a Terra, que volta a superfície, depois de passar parte do ano no Hades.

O SIGNIFICADO DAS ERAS

Agora o que é Precessão dos Equinócios?
O Sol nasce durante 2160 anos numa constelação o que determina uma era. Mas ele não avança como no decorrer do ano. Ele volta, vai ao contrário. Saímos da Era de Peixes. Entramos na Era de Áquario. Note que de peixes não fomos para Áries. Por isso o termo precessão.
O que determina o seu signo do mês é que o Sol, durante aquele mês, nasça naquela constelação. O Sol nasce, portanto, a cada mês numa das 12 constelações do zodíaco, mas as datas dos signos também mudam com o passar do tempo. Não se pode esperar que seja igual em todas as eras. Seria congelar o Sol em determinada constelação. Coisa que foi feita na época da Inquisição, quando nada se movia, nem Terra, nem Sol, tudo estava parado e quem dissesse o contrário, ia preso e acabava na fogueira, época de Giordano Bruno e Galileu.
_ Seria congelar uma era! Por isso: Cuidado. É muito comum encontrar descrições dos signos, mas em geral não se comenta nada sobre o fato das datas não estarem corrigidas; por serem traduzidas de outro hemisfério, no caso do signo chinês, implica ainda estação oposta, portanto animal oposto(ou nem isto, dependendo se o nascimento foi no primeiro ou segundo semestre: no H.Norte a entrada do ano ocorre em fevereiro no 1ºsemestre, e no H.Sul começa no 2º semestre, em agosto) gerando erros e muita confusão.

O ano platônico tem 25920 anos, tempo que o eixo da terra leva para completar o movimento de precessão, são 12 signos sendo que são 2160 anos para cada uma das 12 constelações do zodíaco. Na ordem do ano: áries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, balança, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário, peixes. Pela precessão, sai a Era de Peixes(associado ao advento do Cristianismo) entra a Era de Aquário.
Cada signo equivale a 30º, 12 signos correspondem a 360º, o ano platônico 25920/360º corresponde a 72 anos terrestres, tempo considerado médio para a vida humana, ou 1 dia astral.

O alinhamento: o centro do homem, o centro da terra.


CÉU VISTO ‘ACIMA’ DA LINHA DO EQUADOR DA TERRA



CÉU VISTO ‘ABAIXO’ DA LINHA DO EQUADOR DA TERRA



LINKS (fonte):

MAPAS
http://planetageo.sites.uol.com.br/fmapas.htm

CARTAS CELESTES

Sistemas de coordenadas, http://astro.if.ufrgs.br/coord.htm

Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS
– Datas de solstícios e equinócios
– Medida de tempo
– Horários de verão no Brasil

Espace des sciences, em francês, http://www.espace-sciences.org/science/10122-astronomie/19296-questions-d-astronomie/19310-l-etoile-polaire/index.html

wikipédia – A versão em língua portuguesa da enciclopédia livre e gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s