matriz

 

A rosa dos ventos
São 8 direções magnéticas, grupo leste (1,3,4,9) e oeste (2,6,7,8)_ou regiões quando se trata de um imóvel. Cada uma representa um dos trigramas do “I Ching, O Livro das Mutações” compondo o quadrado mágico. Este quadrado associa a cada número um trigrama (3 linhas empilhadas, que podem ser abertas/yin ou fechadas/yang). O 5 é o centro. Aqui falamos em orientação (coordenadas geográficas, mais especificamente magnéticas). A cada nº ou trigrama se relacionam qualidades.

2 9 4
7 5 3
6 1 8

matriz 3×3

A sequência de 3 linhas abertas é o 2, o receptivo, o feminino. Enquanto que seu par são 3 linhas fechadas, é o 6, o criativo, masculino.

Este quadrado não é estático, ele gira, sentido anti-horário (no H. Sul), trocando posições: assim o nove passa pelo norte, nordeste, leste,…até voltar para o norte. Nessa dinâmica cada sentido se torna o principal.
O quadrado mágico é uma matriz 3×3, com a especial característica de que a soma dos opostos é 10, estando no centro o 5, número considerado sagrado. Ninguém tem uma matriz 5. O número aqui significa um sentido magnético, um vetor, uma posição no espaço.

#

image005

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s